2 de maio de 2013

2

Apogeu de Apoteose


A mesa da secretária do departamento mais parece uma banca da feira da Praça XV. São pilhas e pilhas de papel que se empilham sobre pilhas já empilhadas sobre outras pilhas de papel. As pilhas que não cabem na mesa empilham-se naturalmente pelo chão e espalham-se como depois de um vendaval. E permanecem intactas, imóveis, como se sempre tivessem estado ali. E por que haveriam de mudar de lugar? Há também tesoura, fita durex, cabos de computador, cola, clipes, grampeador, canetas, hidrocor, vai saber onde, debaixo de que pilha. 

O telefone toca. A secretária diz que não vai atender: desde que mudaram o servidor de internet, ela anda tão assoberbada, que hoje, désolée, não atendo mais. O telefone continua a tocar. Ela esquece o que falou há pouco e atende: alô! Oui... oui... oui, madame, pode ligar mais tarde?... estou muito ocupada agora... oui, madame... au revoir, madame - despede-se com gentileza. 

Daqui a um minuto a cena se repete. E a secretária continua a fazer mil coisas ao mesmo tempo, no meio daquele furdunço, procurando o código da disciplina aqui, puxando o envelope dali, consultando o catálogo acolá, em múltiplas idas e vindas na poltrona de rodinha, entre a mesa e a tela do computador. Ouve sempre música clássica baixinho como uma lembrança distante de que fora dali, em algum lugar do mundo, há ordem e harmonia. E conversa sem parar, boa de prosa que é. Tudo é assunto, desde o sistema universitário francês, terrible, une vraie catastrophe, até como fazer inalação e curar alergia a pólen. Outro dia receitou um xarope para minha tosse. Isso enquanto digitava uma certidão para um aluno, atendia de novo o telefone e mandava quem batia na porta entrar. Quem pensa que ela não dá conta do recado engana-se. Contrariando todos os prognósticos que o caos de sua mesa enseja, a secretária é super eficiente, cumpre rigorosamente o horário, faz tudo com boa vontade e torna a vida dos alunos de psicanálise mais fácil. Além de divertida.  

E tem o Apoteose, o tal, o bonitão, no meio daquela papelada toda. Sua foto grande, colorida, seus olhos de esmeralda olhando para o alto, pelagem macia, farta, branca e preta, como se ele estivesse ali, ao vivo, deitado nos papéis em berço esplêndido. Ela diz com orgulho, como se fosse seu filho, que tal professora o achou uma merveille, que tal outra disse que ele é uma beauté. Segredo da secretária: além da foto na mesa, há uma pasta no computador só com fotos do Apoteose. Às vezes, Apoteose desaparece debaixo de uma pilha, outras vezes, reaparece por cima, como que por encanto. Debaixo ou em cima, ele está sempre lá, onipresença divina. A secretária, quando me vê, só tem olhos para ele. Eu digo bonjour, ela sorri e a primeira coisa que diz é: “como vai o Apoteose?” Eu não sou mais eu, virei o nome do meu gato: Apoteose em Paris 8. Com toda honra, diga-se de passagem.
No Natal, mandou um pirulito de Papai Noel para ele. Outro dia falou-me de um artigo que leu sobre psicanálise para gatos. Acredita piamente no poder de cura felino, estórias que sua avó contava, e diz que não dou o devido valor à força do Apoteose. Inquieta-se com sua saúde, principalmente afetiva. Aconselha-me truques para ajudá-lo a superar o trauma que minha ausência, garante ela, está lhe causando. “Sabe - adverte - é preciso levar muito a sério o que lhe digo.” Ou seja, no pedaço da secretária, só dá Apoteose.
Até mesmo no seu inconsciente. Hoje me contou que durante a última reunião administrativa, onde se discutia a mudança do servidor de internet - o Apogée - ela disse aos colegas: “Desde que Apoteose foi instalado... quer dizer, Apogée”. E deu uma gargalhada que não acabou mais, arqueando as sobrancelhas cinza. Devem ter pensado: a pobre da secretária está precisando mesmo se aposentar. Apoteose provocando lapso: quem ainda duvida de seus poderes? Como as pilhas se espalham da mesa para o chão, Apoteose deu um salto dos papéis para o inconsciente da secretária.
Diretamente da Praça da Apoteose para Paris 8.
Apogeu de Apoteose.

2 comentários:

  1. Meu Deus! Onde eu encontro um Apoteose desses para mim? Hehehehehehe. Incrível esse texto! Adorei

    ResponderExcluir
  2. Apoteose só tem um. Mas ele adora receber visitas...rs
    Claudio

    ResponderExcluir