29 de março de 2013

4

A cor do sexo



O "astro" do Jardim Botãnico de Kandy (Sri Lanka)

Vi uma foto espetacular de um bando de macacos, coladinhos uns nos outros, todos com rosto cor-de-rosa, rosa mesmo, choque. Uma imagem espetacular(osa).

Lembrei de um macaco que vi no Jardim Botânico de Kandy, Sri Lanka: pelo ruivo-aloirado, peito branco bem escovado, rosto rosa, sombra azul nas pálpebras, todo serelepe e faceiro fazendo estripulias no gramado, para frisson dos visitantes e furor das máquinas digitais. Um verdadeiro astro.

Curioso.

homens, grande maioria, que não usam nada rosa, vibrante, acham que é "coisa de menina". Melhor mesmo não chamar muito a atenção: vai que a explosão de cor abala a masculinidade? Homem que é homem, ou melhor, que quer se assegurar de que é, precisa se parecer com outro, vestir um padrão, fazer bando em torno do “mesmo”. Sempre é bom lembrar: originalidade é “coisa de menina”, mesmice, “coisa de menino”. Homem para ser ou parecer (pare-Ser) homem, tem que usar uniforme, uni-forme: calça, paletó, camisa, gravata, de preferência, mesma cor, mesmo corte, mesmo tudo. Homens são extremamente monótonos, mono-tons. Acessórios nem pensar, relógio, no máximo pulseira, e olhe lá. Brinco, colar? Hmm...melhor não. Pode parecer duvidoso, suspeito: com a masculinidade não se brinca.  

Mulheres são mais ousadas, coloridas, usam até terno, “coisa de menino” (o contrário, nem pensar: homem de saia? Eu, hein...). Mas na hora de presentear os homens, mulheres preferem não arriscar muito: ficam na mesmice da "coisa de menino". Homem - ouço muitas se queixar - já está difícil, vai que fica ainda pior? Melhor não facilitar e deixar tudo como está, cada cor com seu sexo, cada sexo com sua cor. E o arco-íris, claro, com os gays.  

Pensar que viemos do macaco. Ou será que não?

4 comentários:

  1. Belo contraponto: do parecer ou para(ser) homem! Será que precisa seguir tantas normas e regras para não ferir sua cor cinza (dura)da masculinidade - não correndo o risco de parecer um arco-íris...uma espetacula(r)osa que fere a virilidade masculina! Bacana...

    ResponderExcluir
  2. Adorei o contraponto estabelecido no texto do parecer e para(Ser) homem. Show (Alice Graniska)

    ResponderExcluir
  3. Lembro de um dia em que estávamos no vegetariano do Centro e um menino, criança ainda, teabordou dizendo que a camisa que você vestia, linda - e olha que era rosa-bebê - era roupa de menina!
    Coitada desa criança... a crescer assim, nunca vai admirar um arco-íris, talvez nem mesmo a ousadia das mulheres.
    Por sinal, os gays escolheram muito bem essa beleza de combinação de cores para representar seu movimento!
    E afirmo que, mesmo não sendo gay, o arco.íris me representa!

    ResponderExcluir