17 de maio de 2013

9

Engano e lapso de Marina Silva






Marina Silva, em debate na Universidade Católica de Recife, quarta-feira última, 14 de maio, declarou:

“Estado laico não é Estado ateu. Há uma confusão que é feita como se Estado laico fosse um Estado ateu. Estado laico é para defender os direitos de quem crê, mas também os direitos de quem não crê (...)”

Duas coisas saltaram-me aos ouvidos nessa pequena fala de Marina Silva: um ENGANO e um LAPSO.

A começar pelo engano. Laico, vem do latim laicus, que significa povo, pessoa comum: em sua raiz o termo designa alguém ou coisa que não diz respeito ao clero. Por extensão, laico significa o que não sofre influência ou controle por parte da Igreja. Portanto, ESTADO LAICO é estritamente sinônimo de ESTADO NÃO RELIGIOSO. Qualquer outra interpretação é erro grave ou tentativa inescrupulosa de manipulação.
 
A seguir, o lapso. Curioso, muito curioso. Marina Silva não diz que Estado laico é para defender os direitos de todos, todos no mesmo patamar, mesmo nível. Não: ela diz que é para defender os direitos de quem crê, MAS TAMBÉM os direitos de quem não crê. Não é preciso ter ouvido de psicanalista para não deixar passar a expressão MAS TAMBÉM e o que está em jogo nela: uma HIERARQUIA. Ou seja, Marina Silva diz claramente: primeiro os crentes, depois o resto. Esta é sua concepção de Estado laico: um Estado onde ser crente é a medida de todas as coisas. Queira ela ou não, está dito.

Engano e lapso de Marina Silva. Os dois juntos me soam como o fim daquela que pareceu um dia ser a grande promessa de renovação política do Brasil. Triste fim. Ou terá  sido Marina nada mais do que um grande embuste?




(Integra do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=nPMBwsoZnp8)

9 comentários:

  1. Não vou falar muito dessa figura para não dar muito IBOPE. Basta dizer que nunca me enganou. É tão ensebada quanto qualquer fundamentalista, mas consegue ser mais escorradia do que todos eles juntos, porque esconde suas verdadeira intenções por trás de um discurso que inverte com sutilezas de linguagem aquilo do que realmente se trata.

    Fortaleçamos aqueles que nos representam sem perdermos de vista aqueles que nos desejam nada mais, nada menos que o ostracismo e a extinção, sempre disfarçadas pela maior pérola da hipocrisia: "não tenho nada contra, mas...". Frase insuperável em carga de fingimento e capacidade de camuflagem.

    Abração, querido Pfeil.

    ResponderExcluir
  2. Palavras de Marina:

    "o deputado Feliciano está sendo criticado por ser evangélico e não por suas posições políticas equivocadas"

    Agora para se defender ela alega que as frases foram "tiradas de contexto"

    É, foram... tiradas do contexto da cabecinha dela.

    ResponderExcluir
  3. Ela nuncarebateu qualquer uma das palavras equivocadas dele. Se ela está disposta a defendê-lo por ser evangélico, que o denuncie por não ser humanista e estar na presidência de uma Comissão de Direitos Humanos. Que aponte o racismo, a homofobia, a xenofobia e outras coisas no discurso e comportamento dele, sem mencionar uma palavra sobre sua religião. Isso, ela não fez e nem fará. Quando ela diz esse tipo de coisa, mata dois coelhos com um tiro só: relativiza a gravidade dessa eleição de Feliciano para a CDH e ainda ganha a simpatia dos evangélicos mais ingênuos.

    O que ela quer mesmo é publicidade. Deve morrer de saudade de tempos em que ocupava a mídia com ares de salvadora da floresta amazônica...

    Todo apoio aos que, sem constrangimento, defendem a igualdade. É disso que democracia brasileira e o Estado brasileiro precisam. E nós ainda mais! ;)

    Abração, Pfeil e Marcio, seus lindos!

    Viula

    P.S.: Esss coisas nos inspiram: https://www.facebook.com/?q=#/idahobrazil?ref=ts&fref=ts

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente, é assim que pensam todos os evangélicos:primeiro "nós",segundo "nós" e terceiro "nós", também!Os outros...esses, coitados!!!! Digo todos,porque,essencialmente,o cristianismo se traduz assim: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao pai, a não ser por mim." ou "Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado." Logo não há lugar pros "outros"...

    ResponderExcluir
  5. Um fato claro além desse "equivoco" comprobatório do embuste que ela representa, é que no governo, nunca fez um comentário sequer sobre o escândalo do Mensalão, que estava na mídia na sua época, e depois de sair desse mesmo governo, abriu a boca contra tudo e todos, deixando claro que se aproveitou enquanto pode, depois ... Já não tinha motivos, então soltou a língua. Nesse caso deixou claro o que outros comentários já confirmaram, Primeiro os crentes depois e bem depois o que serão crentes.

    ResponderExcluir
  6. O fato é que me deixei guiar por todo o discurso dos debates da época das eleições. O que pra mim é uma grande decepção. Marina seria inclusive minha segunda opção de voto, não votei nela, e vejo agora que não fiz mal. Marina apesar de ser evangélica sabe como tocar nas questões principais com uma suposta imparcialidade, ou melhor, sabe tocar no ponto fraco do governo e desestabilizar candidatos com criticas válidas. Mas a verdade é que a prática é outra. Ela não sabe deixar de lado as crenças pessoais e isso acaba interferindo na sua vida politica, é uma visão antiquada e imatura. Puro retrocesso. Lamento de verdade por ela. Não terá meu voto.

    ResponderExcluir
  7. Li há pouco que Caetano Veloso fala ao Globo que querem desqualificar Marina ... ! Mas o que é isso ? Ela já se desqualificou sozinha, e fez bem o dever de casa quando estava no Governo, ficou calada e via tudo acontecer, sem abrir a boca e como quem cala consente, tai a resposta. Outra enganação que se apresenta para enganar mais alguns milhares. E tendenciosa que é pior, pois segrega descaradamente. O brilho "verdejante" secou e virou marrom fezes, até no cheiro.

    ResponderExcluir
  8. Sérgio Viula sempre acertando na mosca! Já disse tudo...
    um embuste, um entrave mesmo essa criatura, e perigosa, pois como disseram, lida bem com as palavras, e por um bom tempo, conseguiu enganar muita gente.
    Caetano, bom... adoro aquela boca quando abre pra cantar, mas quando resolve falar, é um perigo! Ao menos ele se redimiu entrando de cabeça na campanha contra o Feliciano. Mas defender Marina Silva não dá mais, Caê.
    Gostei da sacada do "também", Claudio, que facilmente passa batido por quem lê, mas é isso aí: "nós"(no caso dela) primeiro, depois... "até vocês que não crêem".
    Ah, política é mais, muito mais que isso, né não?
    Mas a leitura dessa expressão "Estado laico" me fez lembrar o casamento da minha filha, realizado num cartório em Copacabana.
    Pois bem, se casaram só nó cartório, porque não são adeptos de nenhuma religião. Só que o casamento foi realizado com um crucifixo enorme bem acima de onde ficava a juíza que o realizou! E como o casamento em cartório é coletivo, ali, certamente, encontravam-se espíritas, judeus, ateus, e sabe-se lá quantas outras religiões e crenças.
    Esse é o nosso Estado laico...
    Marina Silva, cai fora!

    ResponderExcluir
  9. Valeu, Miriam. Eles nos pensam que a gente não pensa, mas a a gente pensa mais do que eles pensam. ;)

    Um beijo carinhoso, querida.

    Sergio Viula

    ResponderExcluir