21 de junho de 2013

1

A Copa da cidadania









Quem esteve na Passeata hoje à noite no Centro do Rio viu uma das mais bonitas e emocionantes cenas jamais vistas na cidade: a Avenida Presidente Vargas integralmente tomada, da Candelária à Prefeitura, por uma multidão pacífica, reivindicativa e irreverente, bem a cara do Rio. Carnaval, futebol? Nada disso. Cidadania. A nova cara do Rio, a nova cara do Brasil. De chorar de emoção.


E também de indignação. A Polícia Militar, impiedosa e mal preparada, esbanjou bombas de gás lacrimogênio na multidão, provocando tumulto, corre-corre e feridos. Uma total irresponsabilidade: o pior só não aconteceu por força dos manifestantes que, recusando com veemência qualquer provocação, bradavam em monumental uníssono: 

VIOLÊNCIA NÃO!

VIOLÊNCIA NÃO!

VIOLÊNCIA NÃO! 


Uma moça acabou atingida por um disparo de não sei bem do quê e permaneceu estirada no chão. A multidão revoltada engrossou o coro:

PM VERGONHA DO BRASIL!

PM VERGONHA DO BRASIL!

PM VERGONHA DO BRASIL!


A PM-VERGONHA-DO-BRASIL prosseguiu sua ação truculenta enquanto helicópteros faziam estardalhaço com holofotes sobre milhares de cabeças, e bombas de gás não paravam de espocar em todos os cantos. Eram tantas! O que as justifica se a manifestação era pacífica? A impressão que se tinha é que vinham do céu. Será? Se for, além de vergonha, gratuidade pérfida e covarde. 


Aos poucos, rechaçada com violência, a multidão foi recuando, tomando calma e lentamente o caminho de volta para casa, com seus cartazes, faixas, bandeiras verde-amarelo. Mas deixou feito um rastro na avenida uma promessa em coro gigante:

NÃO VAI HAVER COPA!

NÃO VAI HAVER COPA!

NÃO VAI HAVER COPA! 


O recado está dado. 

É o País que adora futebol como nenhum outro que está dizendo isso. Ouviram bem? 

É o País do futebol que diz abrir mão da Copa, não da cidadania. Compreenderam bem?

Podem até dizer que brasileiro tem memória curta, gosta de brincar. Mas sei não: acho que os milhões nas ruas não estão para brincadeira não. 

Um comentário:

  1. É isso aí!
    Muito bom!

    O POVO CANSOU DE PÃO E CIRCO!

    CHEGA DE SER SACO DE PANCADA!

    ResponderExcluir