19 de julho de 2013

2

Um elefante branco com cerca de galinheiro





Li no jornal hoje, sexta-feira 19 de julho, que a administração do Maracanã decidiu instalar grades entre as torcidas para evitar brigas no jogo Fluminense X Vasco, domingo próximo. Isso, é claro, enquanto a Copa não chega: aí o Maracanã voltará a arvorar ares de civilidade, padrão Fifa oblige.

Deixem-me ver se eu entendi. Milhões de reais foram gastos na reforma milionária do Maracanã para, uma vez o estádio pronto, grades de proteção serem instaladas no sentido de evitar pancadaria entre torcedores, é isso mesmo?

A "solução", em si mesma tosca, não é menos reveladora do estágio de degrad(e)ação em que se encontra a Política e a Educação no sentido mais radical e abrangente: diz respeito ao Bê a Bá da cidadania e ao cinismo das autoridades para quem gradear é mais seguro do que educar. Na prática, essa degrad(e)ação é dramática e para lá de inquietante. No caso do Maracanã, tem o traço da mais patética caricatura: um elefante branco com cerca de galinheiro.

2 comentários:

  1. Vc esta cada dia melhor..ainda vai ser convidado para ser cronista de algum veiculo de comunicação.
    Te adoro! Bjs Karla

    ResponderExcluir
  2. Gradear, sem sombra de dúvida, é mais seguro que educar. Segurança para os que lucram com a ignorância da população. Educar? Nem pensar! A educação formaria outros "Claudios" questionadores, isso sim se constituiria em uma grande ameaça à segurança..., lamentável...

    ResponderExcluir