11 de junho de 2014

0

Só é rival quem a gente admira



Um amigo querido e leitor do Diário, Sérgio Viula, disse hoje que ficou “sensibilizado pelo jovem torcedor argentino que teve o dedo quebrado em Belo Horizonte quando passeava com família e amigos e carregava uma bandeira da Argentina. Um grupo de rapazes atacou o torcedor/turista e ele agora vai ficar no hospital e ser submetido a uma cirurgia. Essa mania do brasileiro de ficar sacaneando argentino por causa de rivalidade no futebol é ridícula, especialmente quando a gente vê que o argentino nos recebe tão bem em sua terra e gosta tanto de conversar com a gente quando percebe de onde somos.”
Solidarizo-me 100% com meu amigo e mais ainda com torcedor, a quem, como brasileiro, sinto-me no dever de dizer o seguinte. Os argentinos que eu tive o prazer de encontrar em minha vida são gentilíssimos, nos acolhem super bem em sua terra, adoram o Brasil, se interessam por nossa música, cultura, enfim. O Papa Francisco que esbanja carinho, simpatia e amor pelos quatros cantos do mundo, não é argentino?
Essa rivalidade tosca no futebol, que no mais das vezes redunda em brutalidades como no episódio em questão, reverbera funestamente o que a psicanálise nos ensina: a gente só sente rivalidade com quem a gente admira.  
Hermanos, nós admiramos vocês. Sejam sempre bem-vindos!
http://g1.globo.com/videos/minas-gerais/t/todos-os-videos/v/torcedor-argentino-e-agredido-e-tem-o-dedo-quebrado-em-belo-horizonte/3408255/

Nenhum comentário:

Postar um comentário